Nonato Guedes
O deputado estadual Wilson Filho (PTB), novo líder do governo João Azevêdo (Cidadania) na Assembleia Legislativa do Estado, garantiu, ontem, que a bancada situacionista mantém-se majoritária em plenário, com 25 deputados do total de 36 membros do colegiado, o que, na sua opinião, oferece tranquilidade para a aprovação de matérias e projetos de interesse da população paraibana. Ele salientou, porém, que não há nenhuma intenção, de sua parte, em “tratorar” o bloco oposicionista, frisando que a relação é de respeito e de convivência civilizada e democrática. Manifestou a expectativa de que haja colaboração dos deputados opositores quanto a projetos de reconhecida relevância pública, destacando que há inúmeras prioridades a serem enfrentadas.
Wilson Filho, que exerceu mandato de deputado federal por duas vezes, referiu-se às peculiaridades de cada Casa Legislativa mas enfatizou que se sente à vontade e familiarizado com a dinâmica da Assembleia, “onde o compromisso com as causas populares é latente”. Ele substitui no posto de líder ao deputado Ricardo Barbosa (PSB) e considerou natural a mudança, além de se sentir lisonjeado com a confiança demonstrada pelo governador João Azevêdo no seu trabalho e na sua capacidade de articulação. Filho do deputado federal e ex-senador Wilson Santiago, Wilson Filho admitiu que o enfrentamento à pandemia do coronavírus continua sendo prioridade, mas ressalvou que a gestão de João Azevêdo começa a ingressar num “rush” de deflagração de obras e serviços em favor dos setores mais carentes da população. Prometeu que “o diálogo” será a tônica do seu papel como líder.
Ele avaliou que blocos parlamentares que existiram até pouco tempo no Legislativo acabaram se fundindo e disse que identifica nessa estratégia um aceno de colaboração com o governo do Estado para equacionamento dos graves desafios dos municípios da Paraíba. Já o deputado Tovar Correia Lima (PSDB), eleito segundo vice-presidente da Mesa da Assembleia, destacou que o Legislativo deve se empenhar para ajudar o Estado a sair da crise em que se encontra. “Para mim, é uma missão nova, então vamos renovar as esperanças para que possamos, diante de uma pandemia e pós-pandemia, trabalhar ainda mais na Assembleia pelos paraibanos. Com transparência vamos manter o ritmo de trabalho em busca do desenvolvimento do nosso Estado, garantindo a proteção dos direitos de toda a sociedade”, salientou.
Tovar obteve 35 votos dos 36 deputados presentes e concorreu ao cargo com o deputado Wallber Virgolino, do Patriota. Ele agradeceu aos pares pela eleição quase unânime, na sessão de ontem. E defendeu que o Poder Legislativo possa atuar pela redução de impostos e colaborar para a recuperação da economia paraibana afetada com a pandemia ocasionada pelo coronavírus. Defendeu, ainda, a identificação e fortalecimento dos arranjos produtivos locais, como elemento fundamental de desenvolvimento da economia. “Temos um grande número de pessoas sem emprego, muita gente em vulnerabilidade social e também é função deste Poder encontrar alternativas para ajudar o nosso Estado a sair dessa crise”, finalizou o deputado por Campina Grande.