Uma reportagem da “Folha de S. Paulo” apontam que as eleições municipais de 2020 registram uma série de peculiaridades em todo o país. São mais de 10 mil concorrentes milionários e 243 que disseram não ter nem R$1 em bens. Outros 1.430 têm a palavra “bar” no nome que aparecerá na urna, 1.468 “farmácia” e dois que acharam uma boa ideia adotar o apelido “cloroquina”. A maioria tem mais de 45 anos e, pela primeira vez na história, se declara preta ou parda. Agricultor e servidor municipal são algumas das ocupações que mais aparecem nos registros enviados ao Tribunal Superior Eleitoral.
Em pelo menos seis cidades, o eleitor terá que decidir entre 16 candidatos, o oposto de 108 cidades que contam apenas com um candidato a prefeito. Este, também, é o ano com mais mulheres na corrida eleitoral. Por lei, cada partido deve ter ao menos 30% de candidatas nas eleições proporcionais. Elas eram 31% em 2016 e agora somam 34%. O partido com mais candidatos é o MDB e o que tem menos postulantes é o Partido Comunista Brasileiro. São 44.476 candidatos inscritos pela legenda do MDB, que em João Pessoa voltou a ter candidatura própria, com o comunicador Nilvan Ferreira, que pontuou em segundo lugar na primeira pesquisa do Ibope sobre a corrida eleitoral.
O Rio Grande do Sul, de acordo com o levantamento da “Folha de S. Paulo”, é o Estado com mais municípios que apresentam candidatos únicos. O maior colégio eleitoral é a cidade de São Paulo, com 8.986.687 eleitores, enquanto o menor é Araguainha (MT), com 1.0001 eleitores. Ao todo, o Brasil tem 147.918.483 cidadãos aptos a comparecer às urnas em 15 de novembro, quando ocorrerá a realização do primeiro turno, remarcado de outubro por causa da pandemia do coronavírus. 6,5 milhões são analfabetos, 1 milhão têm menos de 18 anos, 1,1 milhão têm algum tipo de deficiência e 9.985 poderão votar com o nome social.
O candidato a vereador de Boca do Acre (AM) Valcy Nunes declarou como único bem um carrinho de cachorro quente. Não por acaso, ele concorre com o nome de Valcy do Cachorro-Quente. Há mais de mil candidatos cujo nome contém a palavra Professor (7.708), Pastor (3.457), Farmácia (1.468) e Bar (1.430). Alguns poucos nomes mais curiosos: Piroca – 8; Esquina – 6; Neymar -6; Pistola – 5; Diabo – 3; Cloroquina – 2; Trump – 2. As seis cidades com mais candidatos a prefeito e que possuem 16 postulantes são: Curitiba, Paraná, com 1.350 eleitores, em milhares, Goiânia (GO) com 971, Campo Grande (MS) com 612, Contagem (MG) com 428, Santos (SP) com 342 e Nova Friburgo (RJ) com 152.