A deputada estadual paraibana Camila Toscano (PSDB), ao participar do Primeiro Simpósio Nacional de Mulheres no Legislativo, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife, defendeu políticas públicas de geração de emprego e renda como uma alternativa para tirar mulheres do ciclo de violência e ainda ações voltadas à educação infantil, capazes de garantir o acompanhamento de crianças vítimas de violência doméstica. O Simpósio foi inserido na Vigésima Quinta Conferência da Unale, União Nacional dos Legislativos Estaduais, considerada como o maior evento de parlamentares da América Latina.
“Já tive o prazer de debater a questão da mulher por várias oportunidades, em diversas partes do Brasil. Participar de eventos como esse é importante para, além de trocarmos experiências, garantir o fortalecimento e a promoção de políticas públicas que assegurem emprego e renda para mulheres e ainda discutir ações na área da educação. A mulher não vai denunciar uma violência do companheiro se não tiver como colocar comida em casa. Então temos que observar essa situação da violência com outro olhar. Precisamos garantir creches, escolas para as crianças e emprego para as mãe”, frisou a deputada paraibana.
Para Camila, é importante também tratar do tema da violência contra a mulher nas escolas. “É por meio da educação que vamos mudar o futuro. Temos que ensinar as nossas crianças o que é certo. Infelizmente muitos ainda crescem com uma educação machista, violenta. É na escola que vamos mudar essa realidade”, salientou, destacando a Lei 11.893/2021, de sua autoria, que institui o Programa “Maria da Penha vai à Escola”, que consiste em ações educativas voltadas ao público escolar, contemplando prioritariamente alunos do ensino médio das unidades da rede pública estadual. O Simpósio Nacional de Mulheres no Legislativo reuniu legisladoras de todo o país, além de secretárias de Estados e municípios e integrantes do Poder Judiciário e órgãos fiscalizadores.