O governador João Azevêdo prestigiou, no início da noite desta sexta-feira (22), a solenidade de passagem de comando do 1° Grupamento de Engenharia (1° Gpt E), evento que ocorreu no pátio de formatura da unidade militar, em João Pessoa. O general de Brigada Alessandro da Silva, após um ano e 11 meses à frente do Grupamento, passou o comando para o general de Brigada Helton Fernandes de Andrade.
Na ocasião, João Azevêdo destacou a atuação do general Alessandro da Silva no comando do 1º Gpt E e desejou boa sorte ao general Helton Andrade. “Esse Grupamento tem um alcance muito grande — são cinco mil homens que trabalham aqui, realizando obras em todas as áreas, de perfuração de poços à construção de estradas. O general Alessandro fez um papel importantíssimo e eu desejo boa sorte ao general Helton, que agora chega e que vai comandar essa bela instituição. A Paraíba tem um parque de obras e podemos abrir novas frentes de parcerias com o Exército Brasileiro”, disse.
O novo comandante do 1° Gpt E, general Helton Andrade, falou da expectativa à frente do Grupamento. “É um Grupamento que tem uma gama imensa de atividades e a minha expectativa é continuar trabalhando, desenvolver o trabalho que já foi iniciado pelo general Alessandro e manter todas as parcerias que ele conseguiu firmar”, adiantou.
Por sua vez, o general Alessandro da Silva fez uma avaliação do tempo em que esteve à frente do Grupamento de Engenharia. “Esse período foi uma experiência de vida e profissional bastante importante, pois pude desempenhar um papel de preparo e adestramento das nossas tropas, cuidando da defesa nacional sem deixar de lado o desenvolvimento que a engenharia militar pode proporcionar a toda a sociedade brasileira. Nós conseguimos conciliar o nosso adestramento com o bem-estar da sociedade”, afirmou, ao destacar que vai levar as belezas naturais e a hospitalidade do povo paraibano como as maiores lembranças — a próxima missão do general é no Estado-Maior do Exército (EME), em Brasília.
O comandante Militar do Nordeste (CMNE), general de Exército Maurílio Ribeiro destacou: “O comandante Helton Andrade assume agora a missão de entregar o Grupamento melhor do que ele recebeu do general Alessandro”. E elogiou o trabalho do comandante sucedido.
A solenidade de passagem de comando do 1º Gpt E foi prestigiada por diversas autoridades civis, como a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyana Werton e o deputado João Gonçalves, assim como por amigos e familiares dos comandantes Alessandro da Silva e Helton Andrade.
