A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, e o vice-governador Lucas Ribeiro prestigiaram, nessa sexta-feira (27), em Campina Grande, o desfile que homenageou o macramê, tipologia escolhida nesta 40ª edição do Salão do Artesanato Paraibano, que se encerra neste domingo (29) e tem como tema “Macramê — a arte de arrochar o nó”. Mais cedo, eles também participaram da solenidade de assinatura de contratos do Empreender-PB, que destinou mais de R$ 400 mil a empreendedores da Rainha da Borborema — iniciativa importante, já que os recursos podem ser utilizados, por exemplo, na preparação do 41° Salão do Artesanato, que será realizado a partir de janeiro em João Pessoa.
Com o tema “Fortes como a Flor”, o desfile apresentou a coleção nascida de uma consultoria ministrada pela estilista Carol Teixeira para as artesãs da Associação de Artesãos e Artesãs do município de Araruna (Aramê), cujo carro-chefe é o macramê, a tipologia homenageada nesta edição do Salão do Artesanato Paraibano. A qualificação, que teve como principal objetivo fortalecer o macramê, foi resultado de uma parceria entre o Governo da Paraíba e o Sebrae-PB.
Para Ana Maria Lins, o desfile representa o coroamento de uma série de ações adotadas pelo Governo para divulgar e fortalecer o macramê no estado. “Esse desfile é muito importante na divulgação do potencial dessas mulheres, que, com a oficina da estilista Carol Teixeira, mostram a importância do macramê no artesanato paraibano. Durante as visitas que a gente fez a essas artesãs na preparação do Salão do Artesanato, a gente viu o quanto elas queriam aproveitar essa homenagem para divulgar o macramê — e o desfile tem esse objetivo. Que elas, a partir de agora, possam voar cada vez mais”, disse a primeira-dama.
O vice-governador Lucas Ribeiro destacou a realização do Salão do Artesanato como a celebração da criatividade do povo paraibano. “É uma alegria chegar a esse espaço, que celebra a criatividade do nosso povo, conversar com os artesãos e ver todo mundo satisfeito com o Salão do Artesanato, que teve vendas e divulgação — muita gente passou por aqui e viu o que a Paraíba produz de melhor”, acrescentou.
A secretária de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, também destacou as ações do Governo no fortalecimento do artesanato paraibano. “O artesanato da Paraíba divulga a nossa cultura — o que por si só já justificaria esse olhar atento do governador João Azevêdo, da nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins, e do nosso vice Lucas Ribeiro —, mas também gera renda e qualidade de vida para centenas de famílias. Daí a importância de momentos como esse, em que temos um belo desfile para divulgar o macramê e também a assinatura de contratos para o artesão e o empreendedor incrementar ainda mais o seu negócio”, comentou.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, evidenciou a inovação do macramê ao falar da importância das ações adotadas pelo Governo do Estado no fortalecimento da tipologia. “Essas artesãs nunca foram homenageadas antes. E quando surgiu essa oportunidade dentro do Salão do Artesanato, a parceria entre o Governo do Estado e o Sebrae-PB trouxe Carol Teixeira, uma estilista paraibana de um talento enorme, para que ela pensasse looks inovadores, diferentes e modernos, criando novas estratégias e perspectivas para que as artesãs melhorassem suas vendas e pudessem atingir um novo mercado, o da alta costura”, observou, ressaltando a tradição do grupo Aramê e a experiência dos artesãos com a moda.
O prefeito de Araruna, Availdo Azevedo, agradeceu mais esta grande parceria entre a gestão do governador João Azevêdo e o município. “Essa parceria é sem dúvidas uma das mais importantes, e eu explico o porquê. Essa parceria vem no sentido de resgatar e fortalecer o macramê, cujo berço é Araruna. Mas, acima de tudo, valorizar e elevar a autoestima dessas artesãs, dessas mulheres guerreiras. E não vamos parar por aí. Também numa grande parceria com o Governo do Estado, vamos construir em Araruna o Centro de Referência do Macramê, uma ideia lançada pela primeira-dama Ana Maria Lins e que vai se concretizar muito em breve”, afirmou.