Kubitschek Pinheiro
O município de Salgado de São Félix recebeu mais uma vez o Programa de Aquisição de Alimentos, que realiza a compra direta de agricultores familiares, sem necessidade de licitação e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, bem como à rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública e filantrópica de ensino.
Segundo a secretaria de Trabalho e Assistência Social, Aliny Barbosa Neves Cordeiro, o programa de aquisição de alimentos – PAA é de suma importância para o município, pois é uma ferramenta que garante às famílias em situações de vulnerabilidades o acesso para alimentos que asseguram a segurança alimentar.
“Os usuários que são beneficiários do programa de aquisição de alimentos – PAA realizam feedbacks positivos, já que se trata do acesso a alimentos saudáveis, frescos e nutritivos. Enquanto secretaria de Assistência Social, acreditamos que o programa em questão é de extrema importância, pois ajuda não só as famílias que produzem os alimentos, mas também as pessoas em situação de vulnerabilidade do município, garantindo assim a segurança alimentar”, revelou Aliny Barbosa
Considerando a extensão do município de Salgado de São Félix na zona urbana e rural, foi realizado um cadastro municipal que atende em torno de umas 1400 famílias.
Os alimentos na entrega do PAA são variados – voltados para a agricultura familiar, isto é, raízes como: macaxeira, inhame, batata-doce, jerimum. Bem como, verdura: alface, couve e frutas: mamão, abacaxi dentre outros.
O PAA tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, gerando emprego, renda e desenvolvendo a economia local, e de promover o acesso aos alimentos, contribuindo para reduzir a insegurança alimentar e nutricional.
“Considerando que recebemos doação de alimentos, realizamos a aquisição por meio dos municípios que fazem a doação por meio de seus agricultores. No nosso município, não compramos ainda, só recebemos de doação”, fecha a secretária Aline Barbosa
Valorização nacional
O PAA que é gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), vem fazendo esse papel há mais de vinte anos. O PAA foi instituído pela Lei nº 10.696/2003, com alterações subsequentes e, atualmente, é regulamentado principalmente pela Lei 14.628, de 2023
“É com grande alegria que recebemos mais uma vez o Projeto do PAA. Nosso trabalho é todo voltado para a população de Salgado de São Félix e comunidades em torno da cidade, seja com melhorias nas estradas, nas escolas, na vida diária de cada um. Nossa gestão é isso, fazer sempre mais pela população e seguimos com eles”, avaliou o prefeito Dr. Joni Oliveiras.