O monitoramento das rodovias estaduais segue ininterrupto devido ao alto índice pluviométrico que tem atingido o Litoral e o Agreste paraibano. As atenções do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB) estão voltadas para a contenção de danos na PB-028, a situação crítica na Ponte do Rio Preto e as intervenções necessárias no local da erosão na PB-036, onde as equipes do DER-PB começaram os serviços na manhã deste domingo (3).
Em Santa Rita, a Ponte do Rio Preto encontra-se em situação de alerta máximo. Nesse sábado (2), o volume de água subiu a ponto de “lavar” a estrutura, com a correnteza passando sobre a pista. Devido à força da água, a travessia está impedida para veículos.
Do trecho da Fábrica de Cerâmica Elizabeth ao entroncamento com a PB-008, equipes da empresa responsável pela execução da obra estão em campo realizando serviços de manutenção corretiva e preventiva. O excesso de chuva provocou o carreamento de material sólido sobre a pista e o descalçamento de saídas d’água (dispositivos de drenagem). Está sendo realizada a limpeza da via e a recomposição de materiais para salvaguardar o acostamento, que foi a área mais atingida até o momento. De acordo com o diretor de Operações do DER-PB, Orlando Soares, não houve falha na execução da obra original, mas sim uma sobrecarga do sistema de drenagem em decorrência das chuvas torrenciais atípicas na região.
“Nossas equipes estão em constante movimento. Na PB-028, já estamos recompondo o que foi danificado para garantir a vida útil da estrada. Já em Santa Rita, na Ponte do Rio Preto, o conselho é de prudência total. Precisamos esperar a água baixar para verificar se houve erosão ou danos no pavimento,” explicou.
Na PB-036, o risco reside na erosão lateral causada pelas chuvas, que atingiu a “saia” do aterro e o acostamento. Desde sábado (2), o tráfego flui em meia pista com sinalização reforçada e o DER já iniciou os serviços no local da erosão.
