Por Kubitschek Pinheiro
O tabelião Germano Toscano, presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB/PB), participa do Convergência 2025, que acontece até sexta-feira (26), no hotel Tree Towers, em São Luís (MA).
Em sua 21ª edição, o encontro traz o tema “Soluções Digitais e a Economia Tokenizada: Impactos para o Protesto”, com debates sobre blockchain, tokenização, inteligência artificial e os novos serviços da Central Nacional de Protesto (CENPROT).
Entre as novidades estão o uso da tokenização e da Inteligência Artificial como ferramentas de transformação na prestação dos serviços, além da integração com a Central Nacional de Protesto (CENPROT).
Germano Toscano ressalta que a aplicação de novas tecnologias é indispensável. “Esse sistema é de grande valia para o Instituto Jurídico Protesto de Títulos, como instrumento eficaz na recuperação de crédito de instituições privadas e públicas. Blockchain deve ser entendido como um livro de registros digital, público e seguro, onde as informações se organizam em blocos interligados, oferecendo plena segurança”, explicou.
O token, conceito-chave do encontro, é definido como uma unidade digital que representa ativos, direitos ou valores dentro de um sistema específico. A chamada economia tokenizada propõe um modelo em que essas representações virtuais funcionam como meio de troca, registro ou incentivo, garantindo rastreabilidade, descentralização e segurança.
A ideia do Convergência nasceu em 2003, quando Germano Toscano recebeu do então presidente Leo Barros Almada a missão de criar um encontro que reunisse anualmente os tabeliães de protesto do Brasil.
“Batizei o encontro com o nome Convergência, inspirado no movimento de convergir para a Lei Federal 9.492, que rege a atividade do Protesto no país. Além disso, era a oportunidade de promover reencontros, intercâmbio de experiências e modernização do segmento. O primeiro encontro aconteceu em João Pessoa, no Hotel Tambaú”, relembrou Toscano.
Com o passar dos anos, o evento consolidou-se como um espaço de aprendizado e inovação. Para Toscano, acompanhar essa trajetória é motivo de satisfação. “Quando abrimos solenemente mais um encontro Convergência, temos a agradável sensação de ver o sucesso de um filho que cresce e se desenvolve em todos os sentidos a cada ano”.
