O governador João Azevêdo visitou, no final da tarde dessa sexta-feira (24), ao lado do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, o 39º Salão do Artesanato Paraibano, montado no estacionamento do antigo Hotel Tambaú, na orla de João Pessoa. Com o tema “Qual o seu papel?”, esta edição homenageia os artesãos que trabalham com as técnicas da papietagem e papel machê e já contabiliza mais de R$ 2,5 milhões em vendas em 14 dias de evento.
Em mais de 6 mil metros quadrados de área, a maior estrutura na história dos Salões, 549 expositores mostram o melhor do artesanato paraibano em suas mais diversas tipologias: bordado, brinquedos populares, crochê, metal e renda renascença, entre outras.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual celebrou os números positivos de vendas e de visitações do Salão do Artesanato. “O Salão está muito bonito, são mais de 500 artesãos participando, já registramos um volume de vendas muito alto e de doações de alimentos, que serão distribuídos para instituições que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade social, uma demonstração do espírito de solidariedade dos pessoenses e dos nossos turistas”, frisou.
Ele também agradeceu a parceria com o Sebrae para a realização da Feira e de eventos de fomento ao empreendedorismo no estado. “O Sebrae é um parceiro muito forte do Salão do Artesanato e em todas as feiras de empreendedorismo que a gente tem na Paraíba”, acrescentou.
A primeira-dama e presidente de honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, também evidenciou que a 39ª edição do Salão do Artesanato tem superado as expectativas. “Nós estamos muito felizes porque a cada visita que fazemos ao Salão constatamos a alegria dos artesãos com o grande volume de peças comercializadas, fruto de um trabalho comprometido do Governo do Estado, que tem gerado emprego e renda e fortalecido as nossas tradições culturais”, disse.
O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, destacou a sensibilidade da instituição e do Governo da Paraíba para oferecer oportunidades de transformação social por meio da economia criativa. “Apoiar o setor, promover inclusão, permitir que essa pequena economia, na expressão daquilo que é mais belo no processo produtivo, lapidado pelas mãos de homens e mulheres que transformam produtos da natureza, é algo diferenciado. O governador João Azevêdo e o Sebrae mostram ao Brasil um marco extraordinário com a realização da Feira, que reforça a rica pluralidade da economia da Paraíba”, sustentou.
A secretária do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, ressaltou que o Salão do Artesanato se tornou um grande atrativo turístico. “O evento foi montado em um local estratégico na Orla de Tambaú, recebendo milhares de turistas, já registramos um volume de vendas superior ao do ano passado e, acima de tudo, o Salão é um abraço ao nosso turista da nossa arte, da nossa cultura, com o nosso artesanato, nossas atrações culturais e gastronomia, que geram emprego e renda”, observou.