Kubitschek Pinheiro
A pasta de Educação de Salgado de São Félix, cuja secretaria é Auxiliadora Lacerda, tem avançado no quesito alfabetização, que é uma das prioridades da gestão do prefeito Joni Oliveira.
A novidade é o relatório do MC, cujo Indicador do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, mostra o município de Salgado de São Félix, na Paraíba, reconhecido em bem elevado daquela região. O percentual divulgado pelo MC foi de 87,4% dos alunos do 2º ano do ensino Fundamental estão alfabetizados.
Para a população de Salgado de São Félix que tem mais de onze mil habitantes, o nível 5 no Ranking Taxa de Alfabetização da meta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica para alfabetização na idade certa, merece aplausos. Salgado ficou em décimo terceiro lugar dentre os 223 municípios que compõem o Estado da Paraíba.
De acordo com a secretaria de Educação do Município, Auxiliadora Lacerda, essa elevação do Ministério de Cultura, é o resultado do trabalho que vem sendo feito na pasta desde 2021.
“Isso é o começo de muitas vitórias, e metas a serem atingidas em busca de alcançarmos os 100% de nossos estudantes alfabetizados na idade certa. Aqui em Salgado de São Félix todos estão nesse ritmo de se alfabetizar e fazer o ensino fundamental, o médio até chegar ao nível superior”, lembrou a secretária. Concluiu.
Acordos firmados entre estados e municípios, o Ministério da Educação e Cultura – MEC, estabelece as metas de progressão nacional de alfabetização, a serem alcançadas nos próximos anos.