Linaldo Guedes
A literatura considerada fantástica é um gênero que sempre encanta ao leitor. Grandes nomes já passearam por esse gênero, como Jorge Luís Borges, Murilo Rubião, Machado de Assis, José J. Veiga, Gabriel Garcia Marquez, Julio Cortázar, entre outros. A Paraíba também tem seus escritores “fantásticos” e boa parte deles estará reunida na coletânea “Casa Encantada – O conto fantástico paraibano”, que o escritor André Ricardo Aguiar está organizando para a Arribaçã.
O livro já está em pré-venda no site Catarse e no site da editora. A obra terá 298 páginas e conta com a participação de 26 autores, entre consagrados e iniciantes: Aldo Lopes, Amiel Nassar Rivera, André Ricardo Aguiar, Antônio Aurélio Cassiano de Andrade, Antônio Mariano, Arturo Gouveia, Braulio Tavares, Bruno Ribeiro, Carlos Gildemar Pontes, Clarissa Moura, Cristina Moura, Daniel Rodas, Egberto Vital, Andréa Vital, George Patrick, Geraldo Neto, João Matias, Lu Evans, Maria Valéria Rezende, Marília Arnaud, Nadezhda Bezerra, Rinaldo de Fernandes, Roberto Menezes, Rosa Alves, Tiago Germano e Valnia Véras.
Segundo André Ricardo, o livro é uma representação ampla em todo o estado, um leque de vozes. “Todos os que participam toparam a parada e deram versões próprias do maravilhoso e do fantástico aqui, e que deixam aos leitores o fio de Ariadne para penetrar no labirinto. É bom frisar que o conceito em si não norteou tanto a escolha destes contos, mas o clima com que estas histórias trazem, esse algo que Todorov chama de hesitação: a linha tênue e oscilante entre o lógico e o ilógico, o natural e o sobrenatural, o real e o imaginário.”
Por enquanto, ressalta o organizador, o trabalho de recolha dos textos selecionados não termina aqui. “A Paraíba é um manancial de criatividade, de espírito de resistência, de práticas de linguagens. A literatura é um passaporte libertador. E é preciso integrar essa geografia de ponta a ponta. A arte de contar histórias é antiga, e basta pesquisar um pouco que essa herança criou muitos frutos, tanto pelos suplementos culturais, os movimentos literários, e mesmo o patrimônio da terra que é o Correio das Artes, até as novas publicações, os meios de difusão na era da internet, os sites e os blogs. Estamos apenas seguindo a correnteza”, acrescenta.
Nossa dica? Não perca a chance de penetrar nesse universo fantástico com grandes nomes da literatura paraibana.
Para participar da campanha de pré-venda, clique aqui: https://www.catarse.me/casa_encantada_o_conto_fantastico_paraibano_3271?ref=project_link
Linaldo Guedes é poeta, jornalista e editor na Arribaçã. Tem 12 livros publicados e é mestre em Ciências da Religião