Currículos em mãos e vagas disponíveis deram espaço a histórias reais de recomeço, como a de Lilian Santos, 46 anos, que decidiu dar um novo rumo à própria trajetória profissional por meio de um dos cursos ofertados pela Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima. O momento marcou a abertura da 5ª edição do Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo, realizada nesta quarta-feira (18), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa.
Após estar fora do mercado há anos, Lilian Santos encontrou no Feirão mais do que uma oportunidade de emprego: enxergou uma chance de transformação e recolocação. Inscrita no curso de camareira, ofertado pela FPB já no primeiro dia do evento, ela vê na capacitação uma porta de entrada para empreender.
“Eu sempre tive vontade de trabalhar por conta própria, mas não sabia por onde começar. Quando vi que teria esse curso no Feirão, senti que era a oportunidade que eu precisava para adquirir experiência e, depois, seguir o caminho do empreendedorismo. Já trabalhei em outras áreas, mas quero iniciar na hotelaria porque é uma área com a qual tenho uma relação afetiva, pois minha mãe sempre trabalhou com faxina e organização. Eu também gosto muito de arrumação, então nada melhor do que trabalhar fazendo o que gosto”, conta.
Assim como Lilian, a estudante de Gestão Pública, Williane Felinto, 19 anos, encontrou na capacitação de camareira uma oportunidade de iniciar uma carreira profissional. “Essa será a porta de entrada para o meu primeiro emprego. Vi nesse curso a possibilidade de ingressar no mercado de trabalho enquanto não concluo minha graduação”, relata.
Centenas de pessoas devem participar dos cursos e oficinas oferecidos durante os dois dias de evento, que acontecem até esta quinta-feira (19), das 9h às 16h. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de João Pessoa, reúne empresas, instituições de ensino e órgãos de apoio, com a expectativa de disponibilizar cursos e capacitações, além de cerca de três mil vagas de emprego para candidatos de todos os níveis de escolaridade.
Graduação
Parceira da ação, a FPB disponibiliza uma programação diversificada aos participantes do Feirão de Empregabilidade e Empreendedorismo. Além dos cursos e oficinas oferecidos durante o evento, a instituição também prepara um incentivo importante para quem deseja dar um passo além na formação acadêmica: a previsão é disponibilizar até 100 bolsas de estudo para graduação, com descontos que podem chegar a 85% nos cursos da instituição.
De acordo com o gestor do campus da FPB, Guilherme Fontana, a participação da instituição no Feirão reforça um compromisso que vai além da educação formal. “A FPB entende que seu papel vai muito além da sala de aula. Estar presente em um evento como esse é assumir, na prática, nossa responsabilidade social e econômica com a cidade. Estamos contribuindo para a formação de pessoas mais preparadas, fortalecendo a empregabilidade e também incentivando o empreendedorismo local”, destaca.
Ele acrescenta que iniciativas como essa têm impacto direto na vida da população. “Quando oferecemos capacitação acessível e oportunidades reais de crescimento, estamos ajudando a transformar histórias, e isso é o que realmente importa”, conclui.
