O Sebrae/PB apresentou o Projeto de Turismo Criativo e Colaborativo 2026 esta semana, com foco no fortalecimento dos pequenos negócios, da produção associada, na interiorização do turismo e na ampliação do acesso ao mercado em todas as regiões da Paraíba. A iniciativa prevê ações integradas nos territórios, qualificação de empreendedores e promoção dos 70 novos roteiros turísticos do estado.
Os empreendedores de vários municípios da Paraíba participaram do Café Sebrae de Negócios, aprovaram o projeto e a iniciativa. De acordo com a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim, o projeto busca consolidar experiências turísticas com competitividade e sustentabilidade a partir da colaboração entre agentes públicos e privados, parceiros do turismo.
“A meta é consolidar uma Paraíba conectada em rede, capaz de transformar suas potencialidades em produtos de turismo de experiência estruturados, sustentáveis e competitivos. Com foco na interiorização, na qualificação dos negócios e na ampliação de mercado, o Sebrae projeta que o turismo se torne, em 2026, um dos principais vetores de desenvolvimento econômico social, cultural e ambiental do estado”, afirmou.
O projeto contempla ações nas 14 regiões turísticas da Paraíba, com a elaboração de Planos Regionais de Desenvolvimento do Turismo, capacitação dos Conselhos Municipais de Turismo (COMTUR), fortalecimento das Instâncias de Governança Regionais (IGRs), oficinas de design de moda regional e artesanato e consultorias para meios de hospedagem e alimentação fora do lar.
No eixo de acesso ao mercado, estão previstas participações em feiras nacionais, como a Ruraltur, no Espírito Santo, e a BTM, no Ceará, além de rodadas de negócios, eventos de comercialização, ações de Famtour e FamPress, fortalecimento da RedePB ConectaTur e a elaboração do Catálogo de Experiências Turísticas 2026.
A iniciativa prevê a qualificação de empreendedores por meio de cursos gerenciais e seminários de boas práticas do turismo e de de ESG, missões de benchmarking e 2 mil horas de consultoria. A expectativa é alcançar cerca de 2 mil empreendimentos dos setores de hospedagem, receptivo, alimentação fora do lar e transporte.
Dentre os resultados esperados está o aumento médio de 15% no faturamento das empresas atendidas. O projeto também pretende inserir os 223 municípios paraibanos ao Mapa da Regionalização do Turismo, promover e comercializar mais de 70 rotas e roteiros temáticos. Cerca de 800 empresas deverão adotar práticas ESG em 2026, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Para o empreendedor Lamarck Almeida, que é publicitário, jornalista, jurista e comunicador, a iniciativa fortalece o turismo no estado. “As ações do Sebrae são sempre um sucesso. Como empreendedor, considero muito válida essa força-tarefa e fico feliz em contribuir para o desenvolvimento do turismo na Paraíba, ampliando a visibilidade do trade e das ferramentas desenvolvidas pela instituição”, destacou.
