O governador João Azevêdo participou, nesta quinta-feira (5), da primeira Assembleia Geral do Consórcio Nordeste de 2026, realizada em Maceió, após a solenidade de posse do novo presidente da instituição, o governador de Alagoas, Paulo Dantas. Na ocasião, João Azevêdo destacou os avanços que os nove estados nordestinos obtiveram com o Consórcio, por meio do compartilhamento de experiências administrativas. A Assembleia Geral resultou na Carta de Maceió, documento que reafirma o compromisso com um projeto compartilhado de desenvolvimento e estabelece as principais diretrizes de atuação para o próximo período.
O chefe do Executivo estadual ressaltou alguns dos avanços da Paraíba nos últimos sete anos e desejou boa sorte ao governador Paulo Dantas. “Neste momento, eu não poderia perder a oportunidade de falar sobre o que move cada governador do Nordeste. A gente lida com pautas extremas, que nos fazem refletir sobre o que é gestão pública. É você lidar numa ponta, como é o caso da Paraíba, com alguém que está no semiárido e que não tem água e, na outra ponta, instalar o Centro Internacional de Computação Quântica, como estamos fazendo”, disse. Entre as ações do Governo do Estado em segurança hídrica, está a Adutora Transparaíba — Ramal do Cariri, que está recebendo R$ 430 milhões em investimentos e vai beneficiar 150 mil pessoas, contemplando 18 municípios do Cariri paraibano.
“O que nós compartilhamos, ao longo desses oito anos, em que a gente teve a oportunidade de pegar uma experiência fantástica do Maranhão, do Programa que Acolhe, e a gente levou para a Paraíba. Da mesma forma, sistemas que desenvolvemos foram compartilhados com outros estados. E isso fez com que, verdadeiramente, a gente avançasse tanto”, acrescentou o governador João Azevêdo, que também foi presidente do Consórcio Nordeste no ano de 2023.
Paulo Dantas afirmou que, como presidente do Consórcio Nordeste, a sua atuação terá como base os seguintes eixos: desenvolvimento humano, desenvolvimento econômico e desenvolvimento territorial, sob o foco do futuro sustentável. “Assumo esta função com responsabilidade e profundo respeito pela trajetória coletiva que nos trouxe até aqui. O Consórcio Nordeste será um espaço estratégico para integrar esforços, compartilhar boas práticas e fortalecer essa agenda regionalmente”, assegurou, ao destacar que a cooperação entre os nove estados da região será o principal instrumento na obtenção de resultados concretos para a população nordestina.
Entre os presentes à solenidade, o ministro dos Transportes Renan Filho, assim como auxiliares do Governo da Paraíba: Ronaldo Guerra (Chefe de Gabinete do Governador); Pedro Santos (Secult); Lídia Moura (Mulher e Diversidade Humana); e Fábio Barros, secretário-executivo da Comunicação Institucional (Secom-PB). Paulo Dantas foi eleito por unanimidade para a presidência do Consórcio Nordeste em dezembro do ano passado. Ele substitui o governador do Piauí, Rafael Fonteles.
