O governador João Azevêdo participou, na manhã desta terça-feira (30), do lançamento do primeiro Centro Internacional de Computação Quântica do Brasil na Paraíba, em um grande evento que reuniu a delegação chinesa e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) de forma remota. A partir de agora, todo um cronograma de execução será seguido para concretizar o projeto, que vai revolucionar a Paraíba em diversas áreas, como medicina, indústria e agricultura, abrindo janelas de oportunidades.
Na ocasião, o chefe do Executivo estadual classificou o lançamento como um dia histórico para a Paraíba e o Brasil. “Esse grande evento dá início ao projeto de implantação do primeiro Centro de Computação Quântica, aqui na Paraíba. Será o primeiro computador quântico do Brasil a ser instalado, e a Paraíba, por sua história na área de pesquisa e tecnologia, abraçou esse projeto, que será revolucionário — daqui a alguns anos ficará ainda mais clara a importância do que fizemos hoje”, comemorou, ao agradecer a parceria com o Governo Federal, por meio do MTCI.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), Claudio Furtado, explicou que o evento, que reuniu a delegação chinesa de forma remota nas cidades de Beijing e Suzhou, é o primeiro passo da implantação do Centro de Computação Quântica na Paraíba. “A partir de hoje, todo um cronograma vai ser cumprido para concretizar esse grande projeto, com diversas etapas — a chegada dos equipamentos para a instalação do computador e treinamento de pessoal — que deve ocorrer já durante o primeiro semestre do próximo ano. É um projeto importantíssimo, que coloca a Paraíba no pioneirismo desse novo tipo de computação, que será muito importante para diversas áreas, como saúde, segurança bancária, indústria, criando muitas janelas de oportunidades”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Daniel Almeida Filho, que representou a ministra Luciana Santos, destacou: “A ideia é que, daqui para frente, possamos dar novos saltos em tecnologias quânticas. Esse projeto é a oportunidade de nos aprimorarmos em áreas estratégicas para dar sustentação às pessoas nos próximos anos — em mudanças climáticas, em soluções tecnológicas — medidas que precisam ser enfrentadas de maneira coletiva”, acrescentou, ao agradecer ao governador João Azevêdo.
Já o presidente da CETC (empresa de tecnologia chinesa responsável pelo projeto), Zhang Yun, externou satisfação pelo progresso do projeto. “Gostaria de agradecer imensamente as trocas e cooperação com o Brasil. Estamos muito satisfeitos com os progressos atingidos. Acreditamos firmemente que esse Centro de Computação Quântica não apenas injetará grande avanço na capacidade de tecnologia quântica do Brasil, mas também na pesquisa global”, completou.
Por sua vez, o vice-presidente da CETC-IQC, Xu Hai, também destacou os avanços que o projeto vem obtendo desde a concepção. “Nossas reuniões, tanto virtuais quanto presenciais, não apenas aproximou nossa confiança recíproca. Estamos muito honrados com a expectativa depositada neste grande projeto pela comunidade científica, motivo de honra e de responsabilidade”, comentou.
