O fortalecimento da bovinocultura e da caprinocultura leiteira foi o foco de uma parceria entre o Sebrae/PB e a prefeitura de Caturité, no agreste da Paraíba. Como fruto dessa união em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva, uma consultoria foi realizada com foco na melhoria da produção e da comercialização de leite e derivados.
O objetivo da consultoria foi implantar um modelo de gestão eficiente, qualificar produtores e fortalecer o cooperativismo, preparando para o acesso a políticas públicas, editais de fomento e mercados institucionais.
José Cavalcante, analista técnico da agência regional do Sebrae/PB em Campina Grande, disse que o trabalho junto à Cooperativa dos Produtores de Caprinos e Ovinos do Cariri Oriental (Capricol) foi bem orientado para uma maior produção, tanto do leite bovino quanto do caprino.
“Estamos atuando com esse município há cerca de três anos, tanto na parte de produção quanto no beneficiamento e comercialização dos produtos. A cooperativa vem crescendo, por meio das consultorias do Sebrae conseguiu toda a parte de marca de manual de identidade visual, gestão e melhorias de processo para poder se adequar e conseguir a certificação que garante inserção no mercado nacional”, falou Cavalcante.
A reunião de encerramento e apresentação dos resultados aconteceu no início de dezembro, na sede da Capricol, e contou com a presença do gerente regional do Sebrae/PB em Campina Grande, João Alberto Miranda. “A Capricol recebeu uma consultoria técnica do Sebrae em parceria com a prefeitura, reforçando o compromisso dessas instituições com o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da economia local”, concluiu João Alberto.
