A programação da 1ª Expoagro Serra de Teixeira, que acontece até este domingo (23) no município de Princesa Isabel, abriu espaço para a realização de uma nova etapa do projeto “Encontro de Mulheres do Agro”, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB). Na ocasião, foram apresentadas várias histórias de luta e superação de mulheres que atuam ligadas ao agro.
A assessora de Gestão Social da Sedap-PB e idealizadora do projeto, Márcia Dornelles, ressaltou a força das mulheres no campo e que a mobilização social impulsiona a criação e aplicação de políticas públicas. Ela destacou que o “Encontro de Mulheres do Agro” busca destacar a presença das mulheres no agro, reconhecendo o seu protagonismo.
“A gente via as mulheres como maioria nos eventos, mas elas eram invisibilizadas. As mulheres participavam mais como quem fez, mas elas não comercializavam os produtos e, assim, não eram vistas como protagonistas”, comentou Márcia Dornelles. Ela falou também sobre as lutas e conquistas históricas das mulheres no Brasil. Em seguida, passou a palavra para várias mulheres dos municípios que realizam a 1ª Expoagro Serra de Teixeira para que contassem suas experiências.
As pessoas que acompanharam o “Encontro de Mulheres do Agro” em Princesa Isabel puderam ouvir a trajetória de Ana Paula de Medeiros, extensionista social da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB) em Princesa Isabel. Com formação pedagógica, decidiu fazer concurso para ser extensionista rural. Foi aprovada e há 17 anos atua na área. Emocionada, ela lembrou das dificuldades, do aprendizado obtido com a nova carreira e do compromisso de ajudar os produtores rurais.
Ana Paula de Medeiros afirmou que “é muito gratificante poder ajudar os outros, ver o crescimento de um produtor rural. Essa é uma recompensa que não tem preço”, comentou. E emocionada lembrou da época da pandemia da Covid-19: “Eu montei um escritório na minha casa e não deixei de atender um único produtor que tenha me procurado. Isso me dá muito orgulho”.
