Mais uma edição da ‘Remada Agosto Lilás’ vai acontecer nas águas mornas da Praia do Bessa. O movimento simboliza a conscientização que une esporte, natureza e cidadania em defesa da vida das mulheres. Realizada durante a Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar, a ação é uma parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, com ‘Origens Canoa Havaiana’.
A ‘Remada Agosto Lilás’ acontece nesta sexta-feira (29), a partir das 9h, na Base Origens Canoa Havaiana, localizada na Avenida Arthur Moreira Paiva, orla do Bessa (próximo ao Bessa Grill). O Respeito e igualdade, são valores que cultivamos na Origens VA’A – sigla que significa canoa polinésia – simboliza a união e o respeito entre as pessoas, valores fundamentais para combater a violência de gênero.
Mais do que uma atividade esportiva, a remada representa a força coletiva na luta contra todas as formas de violência. Cada braçada na água simboliza resistência, coragem e união em prol de uma sociedade mais justa. O movimento reforça a importância da Lei Maria da Penha, da denúncia e da rede de apoio às vítimas, mostrando que o enfrentamento à violência é responsabilidade de toda a comunidade.
Assim, a ‘Remada Agosto Lilás’ transforma o espaço de lazer e prática esportiva em um ato de mobilização social, lembrando que a luta pela vida e dignidade das mulheres deve estar presente em todos os lugares – nas ruas, nas instituições, nos lares e também nas águas.
Para a sócia-proprietária Origens Canoa Havaiana, Marcela Tozzi, a ação coletiva, própria da canoa havaiana, representa mais que um esporte é um verdadeiro senso de comunidade. “A Remada Agosto Lilás é uma oportunidade para a comunidade se unir e promover um ato importante, demonstrando que juntos podemos fazer a diferença, em defesa dos direitos das mulheres e contra qualquer forma de violência que venha atingir o público feminino”, comentou Tozzi, que já rema há um ano e quatro meses.
Marcela ainda disse que a canoa havaiana também representa respeito e igualdade. “É um esporte que simboliza a união e o respeito entre as pessoas, valores fundamentais para combater a violência de gênero. Acreditamos no empoderamento das mulheres e na importância de promover a igualdade de gênero”, destacou.
