Kubitschek Pinheiro
Marcado para o dia 11 de setembro, em João Pessoa, o lançamento do livro “O Tribunal de Nuremberg – Oito Décadas Depois”, de autoria do advogado e escritor Everaldo Dantas da Nóbrega, promete revisitar um dos capítulos mais marcantes da história mundial. O evento acontecerá no Brind Delicatesse, na praia de Tambaú, das 18h30 às 20h30, com noite de autógrafos e apresentações da obra.
Este é o 18º livro de Everaldo, que reforça o propósito da obra: “Que as pessoas mais velhas não esqueçam e que as mais jovens conheçam as barbaridades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial e os desdobramentos do Julgamento de Nuremberg. É um lembrete de que até os mais poderosos estão sujeitos às leis e às suas penalidades”, afirmou o autor.
Resultado de cerca de oito meses de pesquisa, o livro reúne os principais fatos, condenações e reflexões sobre o processo histórico que julgou crimes de guerra nazistas, servindo como referência para estudiosos e leitores interessados em compreender como a justiça internacional enfrentou a barbárie.
A obra conta com um time de intelectuais e juristas para enriquecer sua apresentação: o prefácio é assinado pelo jornalista e escritor Evandro da Nóbrega, irmão do autor; a apresentação é do juiz federal João Bosco Medeiros de Sousa; a orelha, do subprocurador da República Eitel Santiago; e o texto da quarta capa foi escrito pelo presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Fred Coutinho.
Além do livro sobre Nuremberg, Everaldo Dantas lançará também a plaquete “Poemas Inéditos”, marcando sua estreia no universo da poesia paraibana.
Com linguagem acessível e abordagem aprofundada, “O Tribunal de Nuremberg – Oito Décadas Depois” dialoga com diferentes públicos, desde leitores curiosos até pesquisadores, reafirmando o compromisso do autor com a memória, a história e a literatura.
