Kubitschek Pinheiro
O UNIESP – Centro Universitário sai na frente e lança novo curso de pós-graduação em Inteligência Artificial para Negócios e Profissionais do Futuro. Trata-se da capacitação que vai prepara profissionais para aplicar inteligência artificial e impulsionar resultados nas organizações. O início está previsto próximo mês – setembro
O anúncio do curso, sobre IA despertou interesse de muitos. O lançamento da pós-graduação Inteligência Artificial para Negócios e Profissionais do Futuro, voltada a capacitar profissionais de diferentes áreas para o uso estratégico e prático de ferramentas de IA no ambiente de trabalho.
Publico alvo – As aulas presenciais acontecerão quinzenalmente aos sábados, das 8h às 17h, no campus do UNIESP, com duração total de 15 meses. O público-alvo vai desde advogados que querem tornar seus escritórios mais produtivos e estratégicos, até contadores que desejam automatizar processos e relatórios, passando por profissionais de marketing, administração, gestão e saúde, que buscam mais eficiência na gestão de clínicas, empresas e projetos.
A Aula Magna será no dia 26 (próxima terça-feira), às 19h30, com a palestra online “Produtividade sem Estresse: O Que a IA Pode Fazer Pelo Seu Dia de Trabalho”. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/produtividadecomIA_AulaMagna.
O professor Marcelo Fernandes, coordenador do curso, ressalta o avanço do UNIESP na realização do curso IA – “Sem dúvida! O UNIESP tem no seu DNA o compromisso de antecipar tendências e preparar profissionais para o futuro do mercado de trabalho”.
Para ele, a Inteligência Artificial já é uma realidade, “mas ainda são poucos os cursos que conseguem traduzir essa tecnologia para profissionais de áreas diversas. Muitos ainda pensam que só quem é da tecnologia pode aproveitar os benefícios da IA — e é exatamente aí que estamos inovando. Com essa pós-graduação, mais uma vez saímos na frente, porque estamos entregando um curso que fala a linguagem do advogado, do administrador, do contador, do profissional de saúde, do gestor e do empreendedor, mostrando como a IA pode ser aplicada de maneira prática em cada contexto profissional.”
Focado nessa visão de futuro, aliada a um ensino acessível e conectado ao mercado, é o que faz do UNIESP uma instituição sempre à frente. “A especialização foi desenvolvida para atender à crescente demanda do mercado por competências digitais e domínio de tecnologias como ChatGPT, Midjourney e Copilot, já presentes na tomada de decisões, comunicação corporativa, atendimento ao cliente e gestão de processos.
A novidade, segundo o professor Marcelo Fernandes é que esse curso foi pensado para profissionais de qualquer área — Direito, Administração, Marketing, Contabilidade, Saúde, entre outras — que desejam usar a Inteligência Artificial de forma prática no seu dia a dia. “Muitas vezes, quando se fala em IA, as pessoas imaginam algo distante, restrito a programadores ou especialistas em tecnologia. Mas a realidade é outra: a IA já está transformando escritórios, empresas e a maneira como os profissionais trabalham, e quem souber aplicá-la terá uma vantagem competitiva enorme” resume
“Nosso curso nasce justamente para isso: ensinar, de forma acessível e aplicada, como a Inteligência Artificial pode aumentar a produtividade, reduzir custos, automatizar tarefas e até mesmo abrir novas oportunidades de negócio. É uma pós-graduação inovadora porque coloca a IA como ferramenta a serviço das diferentes carreiras, e não como algo restrito à área de tecnologia”, frisa o coordenador
IA e o humano
Marcelo afirma que A Inteligência Artificial não veio para substituir o ser humano, e sim para potencializar a nossa capacidade de trabalho. “O que a IA faz é assumir tarefas repetitivas, operacionais e demoradas, liberando tempo e energia para que o profissional possa focar naquilo que realmente importa: pensar estrategicamente, tomar decisões, criar, inovar e se relacionar com as pessoas”.
IA e Negócios
Quando falamos de IA aplicada aos negócios, lembra o professor Marcelo Fernandes, “estamos falando justamente disso: usar a tecnologia como aliada para que advogados, contadores, gestores, profissionais de saúde, empreendedores e até servidores públicos possam ter mais produtividade, menos estresse e resultados mais consistentes. No fundo, a IA não substitui o homem. Ela substitui o trabalho que ninguém gosta de fazer — e dá ao profissional a chance de atuar em um patamar muito mais estratégico e criativo”.
GPT, MidJourney e O Copilot
Marcelo Fernandes explica que o “ChatGPT, por exemplo, ajuda empresas e escritórios a produzir relatórios, contratos, textos de marketing e até mesmo a responder clientes com mais rapidez. O MidJourney já está revolucionando o design e a comunicação visual, permitindo que qualquer pessoa crie imagens e campanhas de altíssimo impacto.
O Copilot, da Microsoft, é capaz de otimizar tarefas em planilhas, apresentações e documentos, reduzindo drasticamente o tempo gasto em trabalhos burocráticos.
