O Monsenhor Gervásio Fernandes de Queiroga, um dos mais conhecidos e respeitados sacerdotes da Paraíba, completa nesta quinta-feira (19) 91 anos de vida. Natural de Uiraúna, o padre celebra a data recebendo homenagens de fiéis, ex-seminaristas, amigos e membros do grupo “Verdade e Vida”, criado por ele no WhatsApp.
Ao longo de sua trajetória, Padre Gervásio se destacou pela defesa das causas sociais, pela comunicação pastoral nas rádios Alto Piranhas de Cajazeiras e Espinharas de Patos e pela atuação firme nos tempos difíceis da ditadura militar.
“Uma das graças mais importantes da minha vida sacerdotal foi ter, por muitos anos, uma programação religiosa e social nas rádios, numa época muito difícil e exigente para o comunicador”, recorda.
Sua postura em defesa dos pobres e sua fidelidade ao espírito do Concílio Vaticano II lhe renderam reconhecimento, mas também perseguições. Na década de 1970, foi rotulado como “padre comunista”, principalmente durante seu período em Patos.
Filho de João Adelino de Queiroga e Ana Fernandes de Queiroga, Padre Gervásio cresceu em uma família profundamente católica. O pai, funcionário dos Correios, era conhecido por sua fé e honestidade. A mãe, dona de casa, sempre foi presença de acolhimento e firmeza.
Com quase um século de vida, Monsenhor Gervásio segue ativo em suas reflexões, orientações e na defesa de uma Igreja aberta, participativa e fiel ao Evangelho.