A vereadora por João Pessoa Eliza Virgínia (PSDB), que ficou na suplência como deputada estadual ao obter mais de 20 mil votos nas eleições de 2014, toma posse esta manhã na Assembleia Legislativa na vaga do deputado Tovar Correia Lima, que assumiu a secretaria de Ciência e Tecnologia da administração do prefeito Romero Rodrigues, em Campina Grande. A investidura de Eliza coincide com a reabertura dos trabalhos legislativos, após um breve período de recesso, em que foram introduzidas mudanças na estrutura física do prédio-sede, na Praça dos três Poderes, e incorporado espaço do antigo hotel Paraíba Pálace para acomodação de servidores e parlamentares, num esforço do presidente Gervásio Maia (PSB) e demais integrantes da Mesa.
Eliza afirmou, ontem, que a Paraíba pode esperar do seu mandato a combatividade de uma mulher guerreira, “que não se cala e não se curva”. Chegou a afirmar que a população paraibana, apesar da sua bravura, está sem oportunidade de representação no Poder Legislativo – e ela promete suprir essa orfandade. Acrescentou que a Paraíba precisa continuar na marcha do desenvolvimento e da sustentabilidade e que procurará contribuir, dentro ds suas limitações, para que isto ocorra. A ascensão da vereadora ao mandato parlamentar fez parte de uma operção desencadeada pelo prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, que está se articulando para ser candidato a governador pelo PSDB em 2018.
A candidatura de Romero poderá ser facilitada em virtude da desistência do senador Cássio Cunha Lima em concorrer novamente ao Palácio da Redenção. Cássio disputou o governo em 2014, sendo derrotado por Ricardo Coutinho (PSB), que, segundo ele insiste, utilizou a máquina do Estado “sem critérios” para obter a reeleição, realizando uma campanha desigual que sufocou eventuais adversários. Ainda hoje, Cássio tem esperança de que a Justiça casse o mandato de Ricardo, no bojo de ação que tramita contra o socialista por suposto abuso de poder, representado pelo uso indevido de programas do governo do Estado na campanha que o reconduziu ao posto. Quanto ao parlamentar tucano, já admite que pode abrir mão da candidatura ao governo a fim de dar oportunidade a outros aspirantes, como o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. Cássio tanto poderá concorrer novamente ao Senado em 2018 como disputar um mandato de deputado federal. É uma avaliação que ainda será feita, em comum acordo com integrantes do grupo a que pertence.
Nonato Guedes