Capacitadas pelo Sebrae/PB, 13 macramistas do curimataú da Paraíba participam do lançamento de um catálogo e do desfile “Tramas arretadas” no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, consolidando a inserção do artesanato regional no mercado da moda e do design. A iniciativa contará com duas caravanas, nesta sexta-feira (30) e sábado (31), com mulheres da cidade de Araruna, por meio da Associação dos Artesãos de Araruna (Aramê), e empresárias da moda da cidade de Dona Inês.
De acordo com o gerente da Agência Regional do Sebrae/PB em Araruna, Marcílio de Sousa, a oportunidade representa um marco na trajetória das artesãs. Segundo ele, o avanço é resultado de uma parceria entre o Programa do Artesanato Paraibano, o Governo do Estado, o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Araruna. “Elas tiveram acesso à intervenção de designers, cursos e aperfeiçoamento, o que abriu portas para a participação no último Salão do Artesanato da Paraíba, em Campina Grande, cujo tema foi o macramê. A partir daí, as oportunidades se multiplicaram”, explicou.
Marcílio destacou ainda que o trabalho conquistou espaços fora da Paraíba. “Algumas artesãs já participaram de eventos fora da Paraíba e até internacionais. A mestra Julieta, por exemplo, esteve em Paris no ano passado, o que gerou novas encomendas e revelou um mercado que muitas não imaginavam existir para a sua arte”, afirmou.
Para o gestor, as parcerias são fundamentais para a mudança de patamar profissional das mulheres, com ampliação de mercados e geração de renda diferenciada. “O aumento das encomendas tem atraído novas associadas, o que demonstra a força do catálogo que está sendo lançado”, completou.
A mestra artesã Julieta Estevão, de 68 anos, é um dos grandes nomes da caravana de Araruna. Reconhecida pela curadoria estadual no 40º Salão de Artesanato da Paraíba, ela construiu uma carreira marcada por décadas de dedicação à arte e à cultura popular e esteve recentemente em Paris (França) apresentado suas peças. Atualmente, Julieta atua como vice-presidente da Aramê, entidade que representa a criatividade e a resistência do artesanato local.
“Após muitos anos de luta e trabalho coletivo, a Associação foi homenageada pelo Governo do Estado, pelo Sebrae e pela Prefeitura de Araruna. Esse reconhecimento reforçou a necessidade de avançarmos para uma organização em nível estadual”, ressaltou Julieta.
Ela lembra que, com o apoio dos parceiros, as artesãs receberam capacitações tanto para a gestão associativa quanto para o aprimoramento do macramê, com a participação da estilista Ana Sudano e do consultor Roberto Meireles. “No encerramento do 40º Salão do Artesanato Paraibano, celebramos não apenas conquistas, mas a identidade e o talento dos artesãos do município e do estado”, concluiu.
“A participação no catálogo e no desfile em João Pessoa simboliza um novo capítulo para as macramistas do curimataú, que seguem transformando tradição em oportunidade e fortalecendo o artesanato paraibano no cenário contemporâneo”, concluiu Marcílio de Sousa.
